Saúde

Os 14 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos

Os Alimentos Mais Ricos em Carboidratos são uma forma de orientar aqueles que querem absorver ou se esquivar dos carboidratos. Além disso, a maioria de nós tende a pensar que os carboidratos são nossos inimigos quando se trata de perder peso ou estar em forma. Isso é totalmente falso, já que os carboidratos são macronutrientes que funcionam como combustível energético para o bom funcionamento do organismo.

Lembre-se de que existem dois tipos de carboidratos os ruins e os bons. Fast food, óleos hidrogenados e açúcares refinados fazem parte do grupo dos maus carboidratos. É muito fácil identificar o porquê: sua contribuição nutricional é pobre ou inexistente.

Então, eles são bons para manter a boa forma? Depende de qual tipo de alimento você for comer. Se você ainda não sabe quais são eles e quer entender esse assunto direitinho, continue lendo esse artigo até o final e saiba tudo sobre os alimentos ricos em carboidratos e de que maneira inseri-los na sua dieta.

carboidratos

O que São Carboidratos?

Assim como o seu smartphone precisa de bateria para funcionar direitinho e cumprir as funções que você deseja, o seu organismo necessita de energia para trabalhar do jeito apropriado. E uma das formas de oferecer energia ao corpo, é justamente consumindo carboidratos.

É que depois de serem absorvidos, eles liberam glicose e fornecem combustível ao organismo. Eles são os açúcares, fibras e amidos encontrados em alimentos como produtos laticínios, frutas, grãos e vegetais e outras comidas feitas à base deles. Além disso, são compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Então, confira agora os 14 Alimentos Mais Ricos em Carboidratos:

1. Batata-Doce:

O índice glicêmico da batata-doce é 44 e sua quantidade de carboidratos por porção de 100 g é de 20 g. Qualquer batata (com a pele) é uma excelente fonte de carboidrato rico em fibras. A batata doce também está repleta de vitamina C, proteínas e potássio.

Veja Também: Os 30 Benefícios da Batata Doce Para Saúde

2. Quinoa:

A quinoa é uma proteína completa. Isso significa que ela contém todos os nove aminoácidos essenciais que não podem ser produzidos pelo organismo e, portanto, devem ser provenientes de alimentos.

Veja Também: Os 20 Benefícios da Quinoa Para Saúde

3. Brócolis:

Outro dos Alimentos Ricos em Carboidratos bons é o brócolis que contém um índice glicêmico de valor 20 e 7 g de carboidratos a cada porção de 100 g.

4. Feijão:

Qualquer tipo de feijão proporciona uma dose saudável de fibra e pouco açúcar. Um grama de feijão preto, por exemplo, contém 7 gramas de carboidratos totais, dos quais 2 são de fibra. O feijão tem o benefício adicional de fornecer proteína para o corpo.

Veja Também: Os 7 Benefícios do Feijão-Preto Para Saúde

5. Pipoca:

Por conter uma grande quantidade de fibras três vezes mais fibras em comparação com as sementes de girassol a pipoca sacia a fome por mais tempo, e também equilibra os níveis de açúcar no sangue. Isso com apenas 31 calorias (uma xícara).

6. Maçã:

A maçã contém pouco mais de 19 g de carboidratos por unidade de tamanho médio e seu índice glicêmico é de 52.

7. Pão Integral:

O índice glicêmico do pão integral fica na casa dos 48 e uma fatia média contém aproximadamente 12,3 g de carboidratos.

8. Pão:

O pão é um dos Alimentos Ricos em Carboidratos bons quando é feito de farelo de fibras, porque aumenta o bolo alimentar. O farelo de trigo é um nutriente que contém proteínas, gordura, minerais e até mesmo uma porcentagem de água.

9. Tapioca:

Este alimento pertencente ao grupo de tubérculos é uma fonte saudável de carboidratos devido ao seu alto teor de amido. Por isso, a tapioca é pobre em colesterol.

alimentos ricos em carboidratos

10. Iogurte Desnatado:

O índice glicêmico do iogurte desnatado é 33, faz parte dos Alimentos Ricos em Carboidratos. Um potinho de 160 g do produto da marca Nestlé apresenta 7,8 g de carboidratos.

11. Aveia:

Outra fonte de carboidratos complexos é a aveia, com índice glicêmico de 55 e em torno de 56,5 g do nutriente a cada porção de 100 g de sua versão em flocos.

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12. Tomate:

O índice glicêmico do tomate também é 20, porém, sua taxa de carboidratos a cada 100 g é de aproximadamente 4 g.

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13. Arroz:

O arroz é o cereal mais consumido no mundo depois do trigo. Além de ser econômico, é um dos alimentos mais ricos em carboidratos, aproximadamente 80%. Portanto, é uma fonte ideal de energia antes do exercício físico.

14. Cereais Integrais:

Os cereais integrais são carregados de carboidratos de baixo índice glicêmico, que funcionam como o combustível necessário para realizar várias atividades.

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O conteúdo deste artigo foi extraído do www.naturalcura.com.br que é um site de informações sobre emagrecimento saudável e diversas dicas sobre saúde.

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