Beleza

Os 10 Alimentos Para Saúde da Pele

Os Alimentos Para Saúde da Pele são uma forma mais simples de obter a pele perfeita de maneira barata. Dessa forma você evita se entregar de vez aos cremes de tratamentos caríssimos para pele. Os alimentos para uma pele perfeita são, principalmente, verduras, legumes e frutas porque são alimentos com antioxidantes protegem as células da pele.

Como uma primeira medida, é necessário manter uma dieta balanceada e evitar, de qualquer maneira, o fast-food ou pratos cheios de gordura. Não há dúvidas que são deliciosas, mas não são boas para a sua saúde. As pesquisas mais recentes afirmam que uma boa alimentação se traduz em uma saúde adequada tanto para os órgãos internos como para a parte externa.

Os alimentos que você consome, portanto são essenciais. Se você quiser que o seu cabelo, a sua pele e suas unhas sejam realmente bonitos, não deve faltar na sua dieta as vitamina A, vitamina B e vitamina C, minerais, ácidos graxos ômega-3, zinco, biotina e antioxidantes.

Alimentos Para Pele Seca:

Os alimentos para pele seca são rabanete, tomate, melancia e melão porque são alimentos ricos em água que vai ajudar a hidratar a pele. As amêndoas, avelãs, sementes de girassol, amendoim, castanha-do-pará são também alimentos importantes para a pele seca porque são ricos em vitamina E, que ajuda a reparar a pele. Para a pele se manter hidratada é essencial beber água ou chá ao longo do dia, sem açúcar.

Alimentos Para Pele Flácida:

Os alimentos para pele flácida são laranja, limão, kiwi, tangerina entre outras frutas cítricas porque são ricas em colágeno, que ajuda a manter a firmeza da pele. Chá verde, frutos vermelhos e outros alimentos antioxidantes são também importantes para evitar a flacidez da pele porque estas substâncias combatem o envelhecimento precoce.

Afinal, Quais são os Principais Alimentos Para Saúde da Pele?

Sua pele, como dito, é diretamente influenciada pelo que você consome regularmente. E isso não influencia apenas a beleza e elasticidade, mas também na questão do envelhecimento precoce. Então, confira agora os 10 Alimentos Para Saúde da Pele:

Laranjas: As laranjas são muito benéficas para a pele. Esta fruta cítrica é extremamente rico em vitamina C, que é necessário para produção, manutenção e reparação de células da pele. Esta vitamina especial também ajuda a melhorar a textura e a cor da pele bem como evitar os vários sinais de envelhecimento precoce. Além disso, as vitaminas do complexo B, incluindo B1 e ácido fólico, presente em laranjas melhoram o fluxo sanguíneo.

Peixes: Uma pele saudável é capaz de se beneficiar muito de peixes ricos em gorduras. Exemplos como arenque, salmão e cavala proporcionam ácidos graxos ômega-3 para o corpo. Esses ácidos atuam na flexibilidade e na hidratação da pele. Além disso, eles ajudam a deixá-la mais resistente. Pessoas que não o ingerem em quantidades suficientes podem acabar vivenciando a secura da pele.

Abacate: Ricos em gordura saudável, os abacates fazem bem a todo o corpo, inclusive para a pele. Com ele, a hidratação e a flexibilidade da cútis é garantida. Segundo estudos, consumir gorduras saudáveis como as encontradas no abacate pode deixar a pele mais flexível e elástica. Essa fruta também pode aumentar a proteção contra os danos dos raios UV, que incluem envelhecimento precoce e rugas.

Nozes: Essas oleaginosas proporcionam ácidos graxos essenciais para o corpo, uma vez que não são naturalmente produzidas. As nozes são mais ricas que a grande maioria das oleaginosas em termos de ômega-3 e ômega-6. Quando esses compostos são equilibrados, podem ser capazes de reduzir a inflamação na pele.

O ômega-3 ainda é pouco consumido, sendo a ingestão da noz importante para manter o corpo todo em equilíbrio. Vinte e oito gramas de nozes fornecem 6% do IRD de zinco, que ajuda na cicatrização por ser um antibactericida.

Sementes de Girassol: Cerca de 30 g de semente de girassol fornecem 32% do IRD de selênio, além de 10% do IRD de zinco, 27% do IRD de vitamina E e uma boa quantidade de proteínas. Além de fornecer todos esses benefícios, essa semente também é rica no ácido graxo ômega-6, atuando na espessura, hidratação e flexibilidade da pele.

Batatas Doce: Sendo ricas fontes de betacaroteno, as batatas doces estão incluídas na lista dos alimentos para uma pele saudável. Esse nutriente convertido em vitamina A gera benefícios à pele. A vitamina está presente em vegetais das cores verde escuro e laranja.

Em termos do fornecimento da vitamina A, 100 g de batata doce proporciona mais de quatro vezes do IRD dessa vitamina. Além disso, a presença dos carotenoides na batata doce auxilia na saúde da pele e na proteção ao sol.

Pimentão: Esse alimento, bem como a batata doce, possuem altas taxas de betacaroteno. Cerca de 149 g dele são capazes de suprir 92% das necessidades diárias de vitamina A.

Além disso, o pimentão é rico em vitamina C. É esta a responsável pela formação do colágeno proteico, que proporciona a firmeza e a força da cútis. Em termos de vitamina C, o suprimento diário recomendado chega até aumentar.

Brócolis: Esse vegetal está na lista de alimentos para uma pele saudável por ser capaz de fornecer nutrientes importantes para a saúde e aparência da pele. Alguns deles são as vitaminas A, C e o zinco.

O brócolis contém a luteína, que atua como uma betacaroteno mesmo sendo apenas um carotenoide. Sem ele, a pele possui mais chances de ficar ressecada e com rugas aparentes. O sulforatano também está presente na composição do brócolis, possuindo até mesmo efeitos anticancerígenos.

Tomates: Os tomates são capazes de proporcionar boas doses de vitamina C, que já foi comprovada como uma boa substância para a pele. Eles contém licopeno, uns dos principais carotenoides disponíveis no universo alimentício.

Os danos causados pela radiação solar podem estimular as rugas, condições que os betacarotenos trabalham em massa para evitar e prevenir. É recomendada a ingestão de gorduras saudáveis junto com os tomates, uma vez que elas influenciam na melhor absorção do corpo de substâncias positivas neles presentes.

Chá Verde: O Chá verde é importante para retardar o envelhecimento da pele. Isso acontece através de um composto chamado de catequina, que é benéfico para a cútis de diversas maneiras diferentes. Ele também demonstrou ser efetivo contra os danos causados pela radiação solar.

Um estudo com 60 mulheres demonstrou que a vermelhidão da pele advinda da quantidade de exposição ao sol foi reduzida com o consumo de Chá verde em uma taxa de até 25%.

Vinho Tinto: Finalmente, o vinho tinto está na lista de alimentos para uma pele saudável. Sua presença se deve ao fato dele conter resveratrol, um composto que retarda o envelhecimento da pele e reduz a quantidade de radicais livres que afetam sua saúde e aparência.

Com as informações acerca desses alimentos é possível investir ao máximo nos cuidados de sua pele de forma natural e eficaz, evitando procedimentos invasivos e caros.

Dicas para Melhorar a Dieta:

Coma Comida de Verdade: Faça você mesma a sua comida. Só o fato de comprar os ingredientes e fazer em casa a própria comida, já é muita vantagem. Dessa maneira você evita alimentos processados que contém muita gordura hidrogenada, sal e açúcar (além de aromatizantes, acidulantes e conservantes).

Evite Açúcar e Carboidratos em Excesso: Esses alimentos causam uma produção exagerada de insulina, causando acne e oleosidade na pele.

Beba água. Beber água na quantidade adequada limpa a pele e auxilia o corpo a se livrar das toxinas. Também ajuda a manter a pele macia e hidratada.

Óleos Eicos em Ômega: São ótimos para pele. Mantenha a pele bonita e saudável incluindo gorduras saudáveis na dieta. Essas gorduras (principalmente o ômega 3) também possuem efeito anti-inflamatório, importante para uma pele limpa.

Coma Orgânicos: Com menos resíduos e pesticidas, os alimentos orgânicos são mais saudáveis, pois contém maior quantidade de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Suplementação de Vitaminas e Minerais: Nem sempre conseguimos todos esses nutrientes em quantidades adequadas só com alimentação. Inclua mais vitamina A, vitamina B, vitamina Cvitamina D e vitamina E, minerais como selênio, silício e principalmente o zinco, que é essencial para uma pele saudável.

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