Saúde

Os 10 Alimentos que Provocam Inchaço Abdominal

Alimentos que Provocam Inchaço Abdominal que é um desconforto muito grande. Alem disso, muitas pessoas sofrem de distensão abdominal e, em muitas ocasiões, não prestam a devida atenção a tal problema estomacal.

Possivelmente, alguns alimentos que são consumidos diariamente deixam seu estômago inchado. Tenha cuidado e tente eliminá-los, ou pelo menos reduzir seu consumo.

Há inúmeros fatores que podem fazer você se sentir inchado, desde retenção de líquidos, altas temperaturas, gases à má digestão, mas o mais comum é a alimentação incorreta. Por isso, desbravaremos alguns dos alimentos que incham sua barriga, assim você poderá se manter longe deles e garantir que seu abdômen fique da forma que deseja. Então, confira Os 10 Alimentos que Provocam Inchaço Abdominal.

Bebidas alcoólicas: Bebidas alcoólicas podem contribuir para deixar a mucosa do intestino impermeável, o que pode resultar em um desequilíbrio no funcionamento da flora intestinal, causando inclusive retenção, induzindo ao volume e inchaço na região abdominal.

Lacticínios: Eles podem reagir de diversas formas nos organismos, mas os produtos lácteos podem ser culpados por diversos casos de flatulência.

Gases e inchaços também podem derivar de intolerância a lactose, ou incapacidade de digerir o açúcar do leite. Caso você se identifique com essa possibilidade, evite consumir leite de vaca e produtos lácteos, como queijo e molhos.

Maçãs, Melancia e Outros Frutos: A melancia é rica em água e a maçã em fibras e vitaminas B, vitamina C e vitamina E. No entanto, estas e outras frutas têm um nível elevado de frutose (o açúcar da fruta) que pode ser saudável, mas se ingerido em grandes quantidades, pode ser difícil de digerir. Isto, claro, provoca inchaço abdominal.

Salmão e Abacate: Já alguma vez sentiu dores de barriga depois de ter comigo abacate? Acontece que estes dois alimentos são ricos em gorduras saudáveis que podem intervir na digestão quando misturados com outros alimentos. Isto faz com que possa surgir um ligeiro inchaço, desconforto e até algumas dores no caso de comer abacate.

No entanto, realçamos os benefícios destes dois alimentos. O abacate fornece proteínas, fibras, betacaroteno e polifenóis, vitaminas A, vitamina C e vitamina E. Já o salmão tem um elevado valor nutricional e ajuda até a prevenir alguns problemas de coração, como o endurecimento as artérias, e reduz os níveis de triglicéridos.

Vegetais Crucíferos: Por vegetais crucíferos entende-se: brócolis, couve, couve-flor, nabo, rúcula ou agrião. É estranho como alimentos saudáveis possam criar inflamação abdominal, mas, na verdade, é fácil perceber porquê.

Este tipo de vegetais contêm um açúcar chamado rafinose que é difícil de absorver e que até provoca gases. A digestão destes alimentos torna-se mais simples se estes forem cozidos a vapor.

Melão: É verdade que não está comprovado cientificamente que o melão pode ser um dos causadores de inflamações abdominais. Porém, pode estar diretamente ligado com o inchaço da barriga, devido ao seu nível de maturação.

Massas: A farinha refinada utilizada no preparo de massas pode contribuir para a fermentação, o que favorece para que massas e pães sejam reconhecidos como alimentos que incham a barriga e causam gases.

Ameixas: Ameixas são embalados com polióis, muitas vezes chamados de álcoois de açúcar por causa da sua estrutura (eles se parecem tanto açúcar e álcool) e porque eles são fermentados por bactérias do intestino, o que leva a problemas de estômago, como inchaço.

Maçãs: As maçãs podem reagir de forma negativa e prejudicar aqueles que sofrem com uma má absorção de frutose, o que ocorre quando o açúcar natural não é absorvido pelo organismo.

A má absorção pode resultar em inchaços, diarreia e até problemas digestivos mais graves.

Embora não muito comum, isso pode acontecer em pessoas mais sensíveis, especialmente quando consumida em maior quantidade.

Alcachofra: A atenção deve ser redobrada para os vegetarianos. Você pode pensar que sua alimentação reduz a probabilidade de inchaços, mas o frutano contido na alcachofra, que é uma fibra de difícil digestão, pode causar problemas de gases e inchaços.

Amoras: Amoras são ricas em antioxidantes, porém, elas contêm polióis, que é o principal componente para substituição de açúcar, o que pode reagir no organismo de forma semelhante.

Os polióis, quando presentes no sistema digestivo, não são completamente absorvidos, o que exige um maior período de tempo para digestão, então resultando em flatulência excessiva e desconfortos estomacais.

Alimentos Fritos e Gordurosos: Alimentos que incham a barriga podem ser facilmente encontrados em fast food, como hambúrgueres, batatas fritas, donuts e muitos outros. Eles podem causar inchaço por exigirem que o estômago se esforce ainda mais para digeri-los de forma correta. Esse tempo de digestão extra permite que os gases se acumulem, assim causando o inchaço.

Adoçantes Artificiais: Alguns adoçantes artificiais, como aspartame, sorbitol, xilitol, sacarina, matitol, maltitol e sucralose podem aumentar a probabilidade de ocorrência de inchaços. Eles são frequentemente encontrados em barras de cereais, biscoitos, doces e refrigerantes diet.

Esses adoçantes podem exigir que o estômago se esforce para digeri-los, o que contribui para a fermentação de bactérias e favorecendo a produção de gases.

Você pode optar por adoçantes, mas é importante que avalie as informações contidas nos rótulos, assim verá o que há em sua composição.

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