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Os 11 Alimentos Ricos em Vitamina A

Os Alimentos Ricos em Vitamina A são a maneira mais fácil de adquirir a quantidade necessária dessa vitamina. Além disso, a Vitamina A tem funções de como manter a saúde da visão, da pele e dos cabelos, fortalecer o sistema imunológico e garantir o bom funcionamento dos órgãos reprodutivos. Por ser um antioxidante, ela também é importante para a prevenção do envelhecimento precoce, de doenças cardiovasculares e de câncer.

O nutriente, que também é conhecido pelo nome de retinol, ainda está envolvido nos processos de reprodução e comunicação celular. Ele faz parte da composição de uma proteína chamada rodopsina, que absorve a luz por meio dos receptores da retina e ajuda a diferenciação e o funcionamento adequado das córneas e das membranas conjuntivas dos olhos.

Os 11 Alimentos Ricos em Vitamina A

A ausência da substância pode causar problemas de saúde como cegueira noturna, maiores chances de desenvolvimento de doenças infecciosas, bócio aumento do volume da glândula tireoide, hiperqueratose folicular  um tipo de alteração na estrutura da pele, que a deixa seca, escamosa e áspera, por conta de produção excessiva de queratina nos folículos capilares.

Alimentos Ricos em Vitamina A:

Agora que a gente já conheceu um pouco sobre a importância da Vitamina A e descobriu a quantidade que devemos consumir por dia, finalmente chegou a hora de saber quais são os alimentos ricos em Vitamina A. Então, confira agora os 11 Alimentos Ricos em Vitamina A:

Ovos de Galinha: Os ovos também são potentes fontes de Vitamina A, sobretudo as claras, podendo ser preparadas com outros ingredientes como tomates, espinafre etc, que potencializem a absorção do nutriente. Ótima fonte de proteína para quem quer ganhar massa muscular, mas tome cuidado com o consumo excessivo das gemas pois possuem gordura.

Batata Doce: A batata doce, desde que cozida com casca e sem sal, além de conter uma grande quantidade de potássio, também é riquíssima em Vitamina A, proporcionando um bem imenso ao organismo. Ótimo alimento para quem está de dieta para ganho de massa muscular e necessita de carboidratos de qualidade.

Cenoura: A cenoura é rica em betacaroteno, substância que se transforma em Vitamina A no organismo, uma cenoura média fornece 509 µg. Prefira consumir crua, para aproveitar bem os nutrientes.

Óleo de fígado de Bacalhau: Muitas pessoas tomam suplementos de óleo de fígado de bacalhau, como eles são uma forte fonte de vitaminas e minerais. O Óleo de fígado de bacalhau, vem em forma de líquido e cápsula, contém vitamina D, Vitamina A, e ácidos graxos ômega 3.

Uma colher de sopa de óleo de fígado de bacalhau permitirá que você atender e exceder a ingestão diária recomendada de Vitamina A para o dia. A cada porção de uma (1 colher de sopa), contém cerca de 4080mcg de Vitamina A e apenas 148 colorias.

Manga: As mangas são uma excelente opção de alimentos ricos em Vitamina A, pois a cor amarela já denuncia que ela possui betacaroteno. Além disso, uma manga que pesa aproximadamente cerca de 200g contém cerca de 805 mcg de Vitamina A.

Os 11 Alimentos Ricos em Vitamina A

Abóbora: A cor da abóbora sinaliza que ela é rica em betacaroteno, substância que é convertida em Vitamina A dentro do organismo. Para incluí-la no seu cardápio, ela pode ser cozida no vapor, mantendo a maior quantidade de nutrientes possível;

Couve: O Couve é uma ótima opção de alimentos ricos em Vitamina A, pois a cada 100g de seu consumo, contém cerca de 750 mcg.

Espinafre: O espinafre é um alimento rico em muitos nutriente, principalmente em Vitamina A, pois a cada 100g do seu consumo, contém cerca de 670 mcg de Vitamina A. Além disso, é recomendado fazê-la no vapor, para conservar os seus nutrientes!

Tomate: O Tomate é um alimento muito rico em Vitamina A e minerais e possui pouca calorias

Mamão: O Mamão é uma ótima opção para o café da manhã e também podem servir de lanche entre as refeições. Por conta do betacaroteno, a fruta fornece 76 mcg por 100g do seu consumo.

Damascos Secos: Os Damascos secos são uma ótima opção para uma dieta e um excelente alimento rico em Vitamina A. Pois, a cada 90g do seu consumo, contém cerca de 210mcg de Vitamina A.

Efeitos Colaterais da Vitamina A em Excesso:

As vitaminas devem ser consumidas na medida certa, que é calculada pela idade e necessidade de cada indivíduo. A carência de Vitamina A pode causar problemas na saúde, como a “cegueira noturna”, lesões na pele, infecções frequentes e o enfraquecimento do sistema imunológico.

O consumo do nutriente em excesso, por meio da suplementação, também pode causar problemas, como dores nos ossos e articulações, pele seca, tontura, náuseas, vômito, dor de cabeça e irritação cutânea.

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