Saúde

Os 14 Alimentos Para Fortalecer a Imunidade

Os Alimentos Para Fortalecer a Imunidade podem ajudar a melhorar o funcionamento do corpo naturalmente. Além disso, o sistema imunológico protege o corpo contra os agentes nocivos e sua função é a defesa contra infecções e doenças, destruindo células patógenas; por isso é importante levar um estilo de vida saudável, para reforçar o sistema imunológico, especialmente quem sofre de doenças que o afetam diretamente ou doenças crônicas.

Uma das maneiras de manter a saúde é incluir alimentos que reforçam o sistema imunológico em sua dieta diária. Por isso, confira Os 14 Alimentos Para Fortalecer a Imunidade:

alimento para aumentar a imunidade

1. Alho:

O alho é usado em vários preparos do nosso dia a dia e é um dos principais Alimentos Para Fortalecer a Imunidade. O que muitos não sabem é que o alho possui uma dose grande de selênio e zinco, que são essenciais para a melhoria do sistema imunológico. Para aproveitar o seu efeito benéfico consuma o alho cru. Mas colocando ele nos preparos, usando para temperar alimentos, mesmo que cozido, já ajuda o seu organismo.

2. Morango:

O morango tem poucas calorias, embora também tenha a famosa frutose. Rico em silício e a vitamina C, essa frutinha vermelha também é um dos Alimentos Para Fortalecer a Imunidade. O morango também possui manganês, magnésio, potássio, vitamina K e vitaminas do complexo B.

3. Tomate:

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças.

4. Aveia e Cevada:

Estes grãos contêm betaglucana, um tipo de fibra com capacidade antimicrobiana e um antioxidante super poderoso que ajuda na prevenção de diversas doenças, por isso eles são Alimentos Para Fortalecer a Imunidade. Um estudo demonstrou que quando os animais consomem aveia e cevada são menos propensos a contrair gripe, herpes e até antraz. Em humanos, aumenta a imunidade, velocidade cicatrização de feridas e pode ajudar os antibióticos a funcionarem melhor.

5. Cebola:

Outro dos Alimentos Para Fortalecer a Imunidade que é muito comum para temperar pratos do dia a dia do brasileiro é a cebola. Devido à presença da quercetina nela, esse alimento auxilia na saúde de pessoas alérgicas e que passam por um tratamento contra uma doença viral, onde o corpo precisa de reforço no sistema imunológico para eliminar o problema.

Assim como o alho, a cebola tem seus benefícios potencializados quando consumida crua. Mas não deixe de usar a cebola em outros preparos.

6. Gengibre:

O gengibre pode ser usado como tempero, chás, cozidos, sucos e em diversas receitas. Essa raiz poderosa está entre os Alimentos Para Fortalecer a Imunidade porque mata bactérias e carrega uma boa dose de vitamina B6, além de ter vitamina C.

Se escolher consumir cru tenha cuidado, pois algumas pessoas tem sensibilidade ao gengibre e podem perder o sono. Nesse caso, consuma duas colheres de gengibre ralado durante a manhã.

7. Batatas Doces:

As batatas doces são alimentos que ajudam na imunidade atuando contra bactérias, vírus e outros invasores do corpo. Para se manter forte e saudável, sua pele precisa de vitamina A. A vitamina A desempenha um papel importante na produção de tecido conjuntivo, um componente essencial para a saúde da pele.

Uma das melhores maneiras de obter a vitamina A na dieta é através de alimentos que contenham betacaroteno (como batata doce), que no organismo se transforma em vitamina A. Pode ser utilizado em diversos pratos saudáveis, consumido como purê, assado ou crispy e até em receitas doces mais saudáveis, uma vez que tem o açúcar natural. Outras fontes de betacaroteno interessantes são o Melão, cenoura e abóbora.

8. Acerola:

A acerola também é um dos Alimentos Para Fortalecer a Imunidade por ser rica em vitamina C. Além disso, a acerola possui potássio, uma dose baixa de carboidratos. Opte por consumir a acerola como é colhida da árvore.

A quantidade necessária de cada um desses alimentos vai depender do seu histórico médico e tipo físico, por isso, consulte o seu médico para saber quantas porções de cada um deles é necessário para aumentar a imunidade.

9. Limão:

Um dos melhores Alimentos Para Fortalecer a Imunidade é o limão. O limão é uma fruta azeda, que tem uma acidez que ajuda a balancear o pH do organismo se consumida na medida certa. Consumindo o limão você aproveita os antioxidantes e a vitamina C da fruta, e que ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico.

10. Maçã:

Por conter resveratrol e quercetina, a maçã ajuda a prevenir o câncer, problemas cardíacos e inflamações. E a presença de fibras solúveis ainda reduz a inflamação associada à obesidade, fortalecendo também o sistema imunológico.

Experimente comer uma unidade de maçã ou beber um copo de suco 100% natural entre as principais refeições.

11. Própolis:

O própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, por isso, está entre os Alimentos Para Fortalecer a Imunidade além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral. O própolis ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

12. Sementes de Girassol:

Como têm grande quantidade de vitamina E, que é antioxidante, ajuda a proteger as células do corpo contra substâncias tóxicas, radiação e os radicais livres.

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13. Rúcula:

A rúcula também possui uma boa dose de vitamina C e por isso está entre os Alimentos Para Fortalecer a Imunidade. Consumindo rúcula diariamente você consegue prevenir e até a combater infecções. A rúcula estimula a cicatrização, além de ser rica em antioxidante.

Além de ajudar a aumentar a imunidade, a rúcula é conhecida como um fortalecedor do coração, pois inibe doenças cardiovasculares e o envelhecimento precoce. E se você está com anemia ou problemas com cálcio tem mais motivos ainda para incluir a rúcula no seu cardápio. Isso porque essa plantinha é rica em cálcio e ferro.

14. Vegetais Verde Escuros:

Os vegetais verde-escuro, como brócolis, couve e espinafre, contêm ácido fólico, nutriente que ajuda na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. Outros alimentos que apresentam ácido fólico são o feijão, o cogumelo (shimeji) e fígado.

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